liderança-up-mind-regis-deiques

O líder precisa ter a habilidade de motivar e o ato de influenciar os liderados, de forma ética e positiva, para que contribuam voluntariamente e com entusiasmo para alcançarem os objetivos da equipe e da organização. Este é o formato catedrático de liderança.

Este tipo de liderança imposta pelo dia de hoje é ilusória. As empresas contratam pessoas que já estiveram em outras oportunidades como “chefe”, para ocupar uma vaga de líder que esta em aberto.E geralmente no topo do organograma de uma empresa habita um mito, o chefe. Ele e toda a sua equipe de alta gerencia, tomam as decisões e os demais obedecem.

A prática da liderança é um dos principais desafios das organizações. Estávamos em um grupo de amigos conversando sobre liderança e surgiram as seguintes perguntas.

– Mas, será que uma pessoa nasce líder?

– O que é um líder?

– É possível alguém se tornar um líder?

Deepak Chopra diz que o líder deve olhar para dentro de si.

Olhar para dentro, enxergar a vida dentro de si mesmo é aceitar que existe um Eu que precisa liderar a sua própria vida.

Não estou falando do corpo físico, tipo cabeça, tronco e membros como estudávamos na quinta serie do primeiro grau.

Olhar para dentro de si é uma boa forma para começar, pois se entendermos e compreendermos as nossas reais necessidades e dermos as repostas certas teremos como resultado o que chamamos de sucesso.

O psicólogo Abraham Maslow, já havia apontado à pirâmide das necessidades no século XX e sabemos que em qualquer grupo de pessoas elas existem. Uma vez entendida a necessidade, o próximo passo é dar a resposta.

Para isso a pessoa terá de se despir. Tirar de si qualquer base e conceitos de superioridade e agir com humildade e entendimento. Nossas almas nos oferecem a mais elevada inspiração em todos os momentos diz Chopra. Olhar para dentro de si é se encontrar, é perceber que o que está fora não satisfaz o que esta dentro.

Dar as respostas certas para as necessidades pode ser aprendido, só precisamos de um olhar mais atento. Conheço pessoas que não conseguem pensar quando estão com fome. O que significa que primeiro temos que atender as necessidades básicas para depois partir para uma necessidade abstrata, ou seja, a própria manifestação do processo de necessidade.

Uma vez compreendida a necessidade de alguém você será movido a agir de acordo com o seu sentimento pelo outro. Quando criamos vínculo com o próximo temos compaixão e nos direcionamos a auxilia-lo.

Em um ambiente tumultuado nos dias de hoje muitas pessoas ficam perdidas quando são pegas de surpresa diante de situações emocionais complexas e ameaçadoras, tanto no trabalho quanto na vida pessoal.

Se valorizarmos as situações, automaticamente desvalorizamos o Eu e perdemos a nossa própria liderança.

Lideres e seguidores criam uns aos outros. Quando você é líder de si mesmo, você é seguidor de seus próprios métodos e os resultados aparecem. Não tem nada demais em ser um seguidor.

No ambiente do Coaching é chamado de modelagem, ou seja, observar o comportamento de pessoas eficientes em seu próprio local de trabalho ou em seu circulo de relacionamentos com a intenção de identificar alguns elementos que você seja capaz de seguir e adapta-los para seu próprio uso.

As pessoas não só tem necessidades como também as criam. Nem sempre estamos conscientes das mensagens que nossas emoções enviam sobre nos. E quando criamos vínculos fortes com quem nos rodeiam, podemos até sentir ou perceber o que uma pessoa esta passando, somente observando o comportamento dela, é o que chamamos de comunicação não verbal.

O vínculo criado dentro de um ambiente entre pessoas formam uma ligação espiritual muito forte. Um líder deve se preparar para ver este tipo de comunicação com os seus liderados e dar a resposta certa para atender a necessidade deste seguidor.

O líder ao criar respostas saudáveis para cada situação permite que a visão do grupo aumente a sua liderança e o sigam.

E quando um líder é entusiasmado e demonstra ter uma preocupação com seus liderados, eles trabalham e encaram os desafios de uma maneira mais criativa e com valores percebidos.

As respostas que as pessoas precisam para as suas necessidades devem ser dadas por uma pessoa de espirito elevado. É difícil falar de necessidade da alma quando o estomago sente fome, afinal são necessidades diferentes. Somente a alma sabe como satisfazer qualquer necessidade.

E aquele que olha para dentro e percebe as suas reais necessidades, verá que a resposta para elas esta exatamente dentro de si, então exalará amor, liberdade, criatividade, visão, senso de unidade e um grande valor espiritual, isto é liderança.

Escute a voz dentro de você, é o Eu clamando. É aquilo que chamamos de alma, espírito, energia, ou seja, lá como você o chama. É o seu Eu querendo ser líder de sua vida e quem sabe de outros.

Somente um líder é capaz de encontrar sabedoria em meio ao caos, é só uma questão de necessidades e respostas.

Se você esta disposto a ser líder, encontre a faísca de orientação que existe dentro de você, os seguidores valorizarão e você dará o primeiro passo para reconhecer o que tem dentro de si.

Regis Deiques

Anúncios