REPRESSÃO EMOCIONAL

Não tem como separar as nossas emoções do nosso cotidiano, precisamos delas e principalmente aprender a trabalhar com elas. É no momento em que ocorre uma situação, onde podem surgir diferentes dificuldades emocionais. Seja no ambiente pessoal ou profissional, muitas são as situações que podem nos tirar do sério. E para não chutar o balde vamos fazendo o quê? Reprimindo emoções.

Muita gente ainda não é capaz de identificar e principalmente nomear esses problemas emocionais, e começam a represar as emoções. Uma grande falha pode acontecer com esta pessoa, em sua vida pessoal, social e profissional. Vou explicar uma das dificuldades que vejo com meus clientes de coaching no inicio do processo. Eles são muito tensos, e muito retesados e reclamam muito, o que é bom, porque assim já vou tirando informações emocionais. E isso acontece quando a pessoa não tem um bom nível de inteligência emocional.

Quando no inicio do processo de coaching emocional ou de performance, muitos de meus clientes (homens e mulheres) relatam que percebem as emoções. Porém não sabem ou não querem expressá-las, todas ou algumas delas, em um momento de stress. Um exemplo é que a maioria deles sente a raiva como principal emoção em situações problemas. Eles relatam que sentem o aumento, a aceleração dos batimentos cardíacos, sentem o calor aumentando no corpo, a boca seca, e uma grande vontade de chutar o balde, mas tem medo de errar na resposta e se reprimem.

E Porque Isto Acontece

Isso acontece pelas crenças que foram ensinadas para elas devido à cultura em nível familiar. E com o tempo através de sua própria aprendizagem foi ficando cada vez mais e mais enraizado em sua memória existencial.

Quer ver outro exemplo, muitos clientes, principalmente homens relatam que não choram. Sabe por quê? Porque foi dito a ele, desde criança que “chorar é pros fraco”, ou então, o famoso “engole esse choro”. Imaginem o peso deste choro contido em emoções no seu corpo. E com o tempo, eles podem sentir vontade de chorar, mas não se permitem a isso. Eu mesmo por durante muito tempo e com um pai agressivo, não me permitia a chorar. Isso faz com que a energia emocional seja bloqueada ao reprimir as próprias emoções.

Muitas vezes é por educação, da pessoa não querer discutir, ou porque não vale a pena. Ou quem sabe o interlocutor seja mais agressivo com as palavras e vamos aos poucos alimentando um sentimento de opressão. As emoções reprimidas e os pensamentos negativos ativam a memória da tristeza levando a depressão. E com o tempo vai ativando o estresse e prejudicando o sistema imunológico. Isso pode acontecer através da raiva, do medo, da melancolia, da ansiedade, e com o tempo causam grandes danos ao nosso corpo e a nossa vida.

É Possível Mudar

Sim com o tempo, com treino e a observação das emoções são um grande primeiro passo, e que fará você se tornar mais consciente. E quando temos por conhecimento do que se passa com nós no exato momento em que esta acontecendo alguma coisa, é que passamos a começar a aceitar as emoções de uma forma mais prazerosa.

Uma coisa é certa, quando estamos felizes ninguém reclama, só quando as coisas saem do trilho é que nos incomodamos. Então fica mais fácil observar a raiva, a ira e seus conhecidos mal estares.

Caso você não consiga se desvencilhar do meliante ou da situação que esta acabando com a sua paz, a primeira coisa é ter consciência da emoção que está sentindo e aprender a administra-la. Perceba-a, acompanhe ela, não tente nega-la ou extrai-la de sua mente, isto pode piorar o quadro no momento. Somente observe quais os pensamentos que estão contribuindo com a emoção e veja o que esta emoção produzindo em seu corpo.

Qual A Sensação, E O Que Acontece Se Você Perceber Que O Seu Coração Esta Aumentando Os Batimentos. O Que Fazer?

Calma, muita calma nesta hora. Uma boa ideia (que não é uma garrafa de cachaça 51), é praticar a RESPIROTERAPIA. É uma técnica eficaz para diminuir o stress e a ansiedade em momentos críticos. A técnica consiste em:

  • Inspire e conte mentalmente até três;
  • Pare de inspirar e conte mentalmente até três novamente;
  • Expire e conte mentalmente até três novamente;
  • Pare de inspirar e conte mentalmente até três novamente;
  • Faça isso por pelo menos um minuto mais ou menos pra começar e quantas vezes puder fazer até pegar o ritmo e adotar como habito.

Eu chamo de TÉCNICA DO QUADRADO, ela é eficaz para iniciar a controlar as emoções em situações que exigem mais de você. Veja na imagem.

emocoes-respiroterapia-controle-coach-coaching-regis-deiques
Imagem: criação minha

O único cuidado que você pode ter é que ao inspirar, cuidar para não fazer uma respiração muito superior do tórax, executando uma respiração pela metade, como podes ver pela imagem acima. Você tem que observar que o abdome é que deve aumentar e não a parte superior do tórax. Ao fazer com que o abdome fique mais “estufado”, ao inspirar, você estará fazendo com que o diafragma baixe mais e isso fara com que o seu pulmão receba mais oxigênio, que será transportado para os músculos deixando eles mais relaxado e não sujeito a lutar, retesado.

Ao buscar a respiroterapia, você estará se concentrando no seu bem estar. E com o tempo poderá observar que estará meditando e aprendendo a fazer gestão das emoções em qualquer lugar ou situação. Assim estará evitando os impulsos a uma resposta agressiva.

E principalmente as emoções não ficarão retesadas, reprimidas porque simplesmente elas deixarão de existir. Não estou dizendo que você não terá mais emoção alguma, e sim que você terá controle sobre ela. Você se tornará uma pessoa mais calma, serena consigo mesmo e com os demais ao seu redor.

E assim, finalmente conseguirá reaprender a gerenciar as emoções. Se não resolvemos essas dificuldades para se relacionar com nossas emoções, estas podem ser complicadas em longo prazo.

Pratique a respiroterapia em qualquer lugar, no ônibus, no carro, em casa, na fila do mercado, na fila do banco, em qualquer lugar você poderá praticar. Vá observando o seu estado mental a partir deste pequeno principio que usamos desde o primeiro momento em que estamos vivos, saber respirar. É a partir deste estado mental avançado que você estará vivendo melhor a cada dia e proporcionando a você mesmo um bem estar maravilhoso.

Meu objetivo e trazer informações de âmbito acadêmico para que você tenha mais saúde emocional e bem estar em sua vida. Indique a um amigo para ajuda-lo, assim estaremos na mesma energia emocional.

 

Regis Deiques – Master Coach

Coaching Emocional e Performance.

 

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